Debates sobre questões relacionadas à Musicoterapia, trabalhos desenvolvidos país afora e benefícios que a musicoterapia pode proporcionar.
Já conhece a Musicoterapia?
Minha colega musicoterapeuta de Chapecó, a Maira Francini Fortes, deu entrevista para a TV da Assembleia Legislativa de SC e eu e a Lara Pires, presidente da Associação Catarinense de Musicoterapeutas (Acamt) e minha querida amiga, aparecemos para complementar a fala tão esclarecedora da Maira.
Ainda não conhece a Musicoterapia? Talvez este programa possa te ajudar.
___
Programa Musicoterapia e Políticas Públicas: regulamentados, e agora?
A União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM) reuniu profissionais do âmbito jurídico e da própria Musicoterapia para detalhar pontos referentes à regulamentação da profissão, ocorrida em 11 de abril de 2024.
O programa está dividido em três partes: Parte 1 - A História da Regulamentação, anterior à criação do GT27, com Magali Dias;
Parte 2 - A criação do GT 27 - a caminhada até a sanção do Presidente em 11 de abril, com Lilian Engelmann, Marly Chagas e Luciana Lemgruber; Parte 3 - Os Vetos. O que muda na prática?, com Mauricio Doff Sotta, Franklin Façanha, Leila Bergold e Mario Henrique Borges Costa.
___
9ª Jornada Brasileira de Musicoterapia Plurimodal
Em 19 de agosto de 2023 nos reunimos - nós, os plurimodaleiros, e também os interessados em saber mais sobre a Musicoterapia Plurimodal, que foi considerada como modelo da disciplina no fim de julho de 2023, a partir de artigo publicado por pesquisadores associados à Federação Mundial de Musicoterapia (World Federation of Music Therapy - WFMT ).
Foram 13 trabalhos apresentados virtualmente por alunos da formação no Modelo de Musicoterapia Plurimodal - nível 1 das turmas de Salvador (BA) e Florianópolis (SC).
___
I Jornada Intercontinental de Musicoterapia Plurimodal
Nos dias 4 e 5 de março de 2023, tivemos a I Jornada Intercontinental de Musicoterapia Plurimodal. Foram quase 30 trabalhos apresentados virtualmente por alunos do Brasil, da Argentina e Espanha.
___
VIII Jornada Brasileira de Musicoterapia Plurimodal
Entre os dias 8 a 10 de abril de 2022, tivemos a VIII Jornada Brasileira de Musicoterapia Plurimodal. Foram mais de 40 trabalhos apresentados virtualmente por alunos de Fortaleza, Brasília, Teresina, Florianópolis e São Paulo. As apresentações estão divididas por dias, num total de três vídeos:
___
A importância do Conservatório Brasileiro de Música no panorama internacional da Musicoterapia
Durante o primeiro ano da pandemia (2020), o curso de Musicoterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promoveu um encontro de três pioneiros da Musicoterapia no Brasil: Lia Rejane Mendes Barcellos, Marly Chagas e Marco Antônio Santos, que nos trouxeram um pouco da história da profissão em nosso país também a partir de suas próprias vivências.
___
6º Congresso Mundial de Musicoterapia - Brasil 1990
Em 2015 o canal da Associação de Musicoterapeutas do Estado do Rio de Janeiro (AMT-RJ) no YouTube compartilhou conosco uma raridade: vídeo que registrou momentos do 6° Congresso Mundial de Musicoterapia, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1990:
___
Musicoterapia e Políticas Públicas: A importância da regulamentação no contexto da saúde mental
A Musicoterapia pode contribuir nos processos de saúde mental de sujeitos, grupos e comunidades? Neste programa, de agosto de 2022, a musicoterapeuta e psicóloga Marly Chagas, presidente da União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM), e a psiquiatra Ana Paula Guljor, presidenta da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), debatem o tema, refletindo, ainda, sobre como o processo de regulamentação da profissão de musicoterapeuta incide sobre a questão.
___
Debates sobre Musicoterapia
No mês em que se comemora o dia do Musicoterapeuta (15/09) o programa TV UBAM Entrevista traz profissionais para compartilharem vivências e percepções acerca da profissão.
Neste programa, tivemos os musicoterapeutas Claudia Zanini (Goiânia), Camila Acosta Gonçalves (Curitiba) e Gustavo Gattino (Aalborg, Dinamarca) trazendo suas considerações sobre questões éticas, como a divulgação nas redes do trabalho de musicoterapeutas.
___
Bastidores e afetos da regulamentação:
a caminho da 3ª Comissão
A votação pela regulamentação da profissão de musicoterapeuta tem movimentado vários profissionais e estudantes por esse Brasilzão.
No domingo do dia 17/07, Marly Chagas, musicoterapeuta professora de Musicoterapia da UFRJ e presidente da União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM) e Lilian Engelmann, musicoterapeuta professora de Musicoterapia da Censupeg e coordenadora do Grupo de Trabalho 27 da UBAM, que debate e põe em prática ações voltadas para conquistarmos a regulamentação, nos contaram os bastidores desse processo - que ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara Federal, pelo senado e então ser assinado pelo presidente da república.
___
Rol da Agência Nacional de Saúde:
atualidades e controvérsias
A Musicoterapia, pelo menos até agora, em meados de junho de 2022, não figura como prática terapêutica no rol da Agência Nacional de Saúde (ANS). Isso significa dizer que muitas pessoas que poderiam se beneficiar dela têm seu acesso dificultado - ou mesmo impossibilitado - por causa disso.
A União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM) encomendou à Márcia Godoy, doutora em economia, estudo técnico que será encaminhado à ANS para solicitar a inclusão da Musicoterapia em seu rol. O musicoterapeuta Leonardo Cunha é um dos integrantes do Grupo de Trabalho da UBAM que debate as questões e propõe ações referentes à inclusão da Musicoterapia no rol. Foi com eles que conversamos neste programa:
___
Inclusão da Musicoterapia no rol da Agência Nacional de Saúde: que passos devemos dar?
A União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM) encomendou à Márcia Godoy, doutora em economia, estudo técnico que será encaminhado à ANS para solicitar a inclusão da Musicoterapia em seu rol.
Mas como isso funciona? Que passos devemos dar para ter a Musicoterapia figurando no rol da ANS?
Eu e Vivi da Viola conversamos com a Márcia para entender que procedimentos precisamos tomar para alcançar esse objetivo.
___
Musicoterapia e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Conversamos com duas musicoterapeutas - Meiry Geraldo, de Minas Gerais, e Luciana Lopes, do Espírito Santo: ativistas, mães de pessoas com autismo e idealizadoras de projetos de inclusão.
___
Regulamentação da profissão de Musicoterapeuta
Por enquanto, a Musicoterapia figura apenas como ocupação, estando registrada no Código Brasileiro de Ocupação com o número 2263-05. Tramita no Congresso projeto de Lei que regulamenta a Musicoterapia como profissão. Nessa entrevista, trouxemos o advogado Franklin Façanha e o médico Renilson Rehen para compartilharem seus pontos de vista sobre a importância da Musicoterapia e da regulamentação.
___
I Fórum de Musicopsicoterapia da UFMG
O programa de pós-graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) organizou, em 18 de fevereiro de 2022, o I Fórum de Musicopsicoterapia da UFMG.
Resultado da disciplina Musicopsicoterapia de Abordagem Humanista, ministrada pelos professores musicoterapeutas Renato Tocantins Sampaio (UFMG) e José Davison da Silva Júnior (IFPE), o Fórum foi dividido em cinco mesas (Educação Musical e Humanismo; Histórico e contextualização da Musicopsicoterapia; Música e Musicopsicoterapia; Teoria da Musicopsicoterapia e Relatos de Caso e Aplicações Clínicas - da qual participei).
___
Musicoterapia e religiosidade
Convidamos Mônica Deiss Zimpel, Gregório Pereira de Queiroz e Rubem Garcia - o Urso da Montanha - para conversar sobre religiosidade e Musicoterapia.
Mônica é Graduada em Educação Cristã e em Musicoterapia, realiza atendimentos a adultos, idosos e cuidadores e é supervisora de estágios na Censupeg. Gregório é musicoterapeuta, mestre e doutor em psicologia social e autor de “O papel da música na umbanda e na reorganização das identidades” e Rubem é estudante de Musicoterapia, cantor, compositor e multi-instrumentista. Conduz meditações guiadas, entre outros, por Xamanismo e Tantra.
___
Musicoterapia, Pesquisa e representatividade LGBTQPIA+
Estivemos com Murillo Vieira de Souza, estudante do último semestre de Musicoterapia em São Paulo, estagiário em clínica ABA e cuidador de idosos e com Wagner Ribeiro, musicoterapeuta em Belo Horizonte (MG), onde desenvolve trabalhos de pesquisa e artísticos ligados às pautas LGBTQPIA+, como a banda drag The Pulso in Chamas e é o atual presidente da Associação de Profissionais e Estudantes de Musicoterapia de Minas Gerais (APEMEMG) para debatermos sobre como as questões relacionadas às pautas LGBTQPIA+ dialogam com a Musicoterapia.
___
Musicoterapia e Rap
Chamamos dois doutorandos em Educação: o rapper Dudu de Morro Agudo e o professor de Musicoterapia Hermes Soares dos Santos para entendermos um pouco mais sobre o Rap e a Musicoterapia como formas potentes de expressão - considerando, no processo de se fazer música, o contexto e as realidades trazidas pelos participantes do projeto Rap Lab, concebido por Dudu, e pelos pacientes de Musicoterapia de Hermes.
___
Musicoterapia e esporte
Uma musicoterapeuta e duas atletas - que já foram pacientes de Musicoterapia - conversaram comigo e com a Vivi da Viola sobre o esporte e a Musicoterapia no dia 12 de setembro de 2021.
Patrícia Pereira dos Santos e Naiara Linhares trouxeram suas experiências como pacientes, relataram de que maneiras a Musicoterapia foi importante em suas vidas e também contaram as dificuldades que enfrentam como cadeirantes. Djaldéa Fernandes compartilhou sua trajetória como membro da Comissão Técnica Paralímpica do Espírito Santo - relembrando fatos curiosos e cheios de afeto.
___
Paternidade e Musicoterapia
No dia dos Pais de 2021 (08 de agosto) a União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM) convidou dois pais musicoterapeutas para conversarmos sobre o paternar: André Brandalise - clínico, pesquisador, orientador e supervisor de Musicoterapia - e Marcelo Cerrato - profissional de Tecnologia da Informação e pai de três filhos com autismo.
De que maneiras funciona a dinâmica familiar em torno de crianças, adolescentes e adultos com deficiência? Como os pais são vistos e como se veem? Essas e outras indagações fizeram parte desta live:
___
Música, Psicologia e Musicoterapia - aproximações e distanciamentos
Buscamos entender como os campos da música, musicoterapia e psicologia se entrelaçam e também se afastam, a partir das experiências e pesquisas de cada um deles.
O programa faz parte da grade da TV UBAM - União Brasileira das Associações de Musicoterapia.
Comments