top of page

Vídeos - Musicoterapia no cotidiano

Atualizado: 18 de nov. de 2023




Debates sobre questões relacionadas à Musicoterapia, trabalhos desenvolvidos país afora e benefícios que a musicoterapia pode proporcionar.




Já conhece a Musicoterapia?


Minha colega musicoterapeuta de Chapecó, a Maira Francini Fortes, deu entrevista para a TV da Assembleia Legislativa de SC e eu e a Lara Pires, presidente da Associação Catarinense de Musicoterapeutas (Acamt) e minha querida amiga, aparecemos para complementar a fala tão esclarecedora da Maira.


Ainda não conhece a Musicoterapia? Talvez este programa possa te ajudar.





___


9ª Jornada Brasileira de Musicoterapia Plurimodal

Em 19 de agosto de 2023 nos reunimos - nós, os plurimodaleiros, e também os interessados em saber mais sobre a Musicoterapia Plurimodal, que foi considerada como modelo da disciplina no fim de julho de 2023, a partir de artigo publicado por pesquisadores associados à Federação Mundial de Musicoterapia (World Federation of Music Therapy - WFMT ).


Foram 13 trabalhos apresentados virtualmente por alunos da formação no Modelo de Musicoterapia Plurimodal - nível 1 das turmas de Salvador (BA) e Florianópolis (SC).




___


I Jornada Intercontinental de Musicoterapia Plurimodal


Nos dias 4 e 5 de março de 2023, tivemos a I Jornada Intercontinental de Musicoterapia Plurimodal. Foram quase 30 trabalhos apresentados virtualmente por alunos do Brasil, da Argentina e Espanha.








___


VIII Jornada Brasileira de Musicoterapia Plurimodal


Entre os dias 8 a 10 de abril de 2022, tivemos a VIII Jornada Brasileira de Musicoterapia Plurimodal. Foram mais de 40 trabalhos apresentados virtualmente por alunos de Fortaleza, Brasília, Teresina, Florianópolis e São Paulo. As apresentações estão divididas por dias, num total de três vídeos:






___


A importância do Conservatório Brasileiro de Música no panorama internacional da Musicoterapia


Durante o primeiro ano da pandemia (2020), o curso de Musicoterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promoveu um encontro de três pioneiros da Musicoterapia no Brasil: Lia Rejane Mendes Barcellos, Marly Chagas e Marco Antônio Santos, que nos trouxeram um pouco da história da profissão em nosso país também a partir de suas próprias vivências.




___

6º Congresso Mundial de Musicoterapia - Brasil 1990

Em 2015 o canal da Associação de Musicoterapeutas do Estado do Rio de Janeiro (AMT-RJ) no YouTube compartilhou conosco uma raridade: vídeo que registrou momentos do 6° Congresso Mundial de Musicoterapia, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1990:




___


Debates sobre Musicoterapia


No mês em que se comemora o dia do Musicoterapeuta (15/09) o programa TV UBAM Entrevista traz profissionais para compartilharem vivências e percepções acerca da profissão.


Neste programa, tivemos os musicoterapeutas Claudia Zanini (Goiânia), Camila Acosta Gonçalves (Curitiba) e Gustavo Gattino (Aalborg, Dinamarca) trazendo suas considerações sobre questões éticas, como a divulgação nas redes do trabalho de musicoterapeutas.






___


Bastidores e afetos da regulamentação:

a caminho da 3ª Comissão



A votação pela regulamentação da profissão de musicoterapeuta tem movimentado vários profissionais e estudantes por esse Brasilzão.


No domingo do dia 17/07, Marly Chagas, musicoterapeuta professora de Musicoterapia da UFRJ e presidente da União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM) e Lilian Engelmann, musicoterapeuta professora de Musicoterapia da Censupeg e coordenadora do Grupo de Trabalho 27 da UBAM, que debate e põe em prática ações voltadas para conquistarmos a regulamentação, nos contaram os bastidores desse processo - que ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara Federal, pelo senado e então ser assinado pelo presidente da república.






___


Rol da Agência Nacional de Saúde:

atualidades e controvérsias


A Musicoterapia, pelo menos até agora, em meados de junho de 2022, não figura como prática terapêutica no rol da Agência Nacional de Saúde (ANS). Isso significa dizer que muitas pessoas que poderiam se beneficiar dela têm seu acesso dificultado - ou mesmo impossibilitado - por causa disso.


A União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM) encomendou à Márcia Godoy, doutora em economia, estudo técnico que será encaminhado à ANS para solicitar a inclusão da Musicoterapia em seu rol. O musicoterapeuta Leonardo Cunha é um dos integrantes do Grupo de Trabalho da UBAM que debate as questões e propõe ações referentes à inclusão da Musicoterapia no rol. Foi com eles que conversamos neste programa:





___


Inclusão da Musicoterapia no rol da Agência Nacional de Saúde: que passos devemos dar?


A União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM) encomendou à Márcia Godoy, doutora em economia, estudo técnico que será encaminhado à ANS para solicitar a inclusão da Musicoterapia em seu rol.


Mas como isso funciona? Que passos devemos dar para ter a Musicoterapia figurando no rol da ANS?


Eu e Vivi da Viola conversamos com a Márcia para entender que procedimentos precisamos tomar para alcançar esse objetivo.




___


Musicoterapia e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo


Conversamos com duas musicoterapeutas - Meiry Geraldo, de Minas Gerais, e Luciana Lopes, do Espírito Santo: ativistas, mães de pessoas com autismo e idealizadoras de projetos de inclusão.







___


Regulamentação da profissão de Musicoterapeuta


Por enquanto, a Musicoterapia figura apenas como ocupação, estando registrada no Código Brasileiro de Ocupação com o número 2263-05. Tramita no Congresso projeto de Lei que regulamenta a Musicoterapia como profissão. Nessa entrevista, trouxemos o advogado Franklin Façanha e o médico Renilson Rehen para compartilharem seus pontos de vista sobre a importância da Musicoterapia e da regulamentação.





___



I Fórum de Musicopsicoterapia da UFMG


O programa de pós-graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) organizou, em 18 de fevereiro de 2022, o I Fórum de Musicopsicoterapia da UFMG.


Resultado da disciplina Musicopsicoterapia de Abordagem Humanista, ministrada pelos professores musicoterapeutas Renato Tocantins Sampaio (UFMG) e José Davison da Silva Júnior (IFPE), o Fórum foi dividido em cinco mesas (Educação Musical e Humanismo; Histórico e contextualização da Musicopsicoterapia; Música e Musicopsicoterapia; Teoria da Musicopsicoterapia e Relatos de Caso e Aplicações Clínicas - da qual participei).




___


Musicoterapia e religiosidade


Convidamos Mônica Deiss Zimpel, Gregório Pereira de Queiroz e Rubem Garcia - o Urso da Montanha - para conversar sobre religiosidade e Musicoterapia.


Mônica é Graduada em Educação Cristã e em Musicoterapia, realiza atendimentos a adultos, idosos e cuidadores e é supervisora de estágios na Censupeg. Gregório é musicoterapeuta, mestre e doutor em psicologia social e autor de “O papel da música na umbanda e na reorganização das identidades” e Rubem é estudante de Musicoterapia, cantor, compositor e multi-instrumentista. Conduz meditações guiadas, entre outros, por Xamanismo e Tantra.




___


Musicoterapia, Pesquisa e representatividade LGBTQPIA+


Estivemos com Murillo Vieira de Souza, estudante do último semestre de Musicoterapia em São Paulo, estagiário em clínica ABA e cuidador de idosos e com Wagner Ribeiro, musicoterapeuta em Belo Horizonte (MG), onde desenvolve trabalhos de pesquisa e artísticos ligados às pautas LGBTQPIA+, como a banda drag The Pulso in Chamas e é o atual presidente da Associação de Profissionais e Estudantes de Musicoterapia de Minas Gerais (APEMEMG) para debatermos sobre como as questões relacionadas às pautas LGBTQPIA+ dialogam com a Musicoterapia.




___


Musicoterapia e Rap


Chamamos dois doutorandos em Educação: o rapper Dudu de Morro Agudo e o professor de Musicoterapia Hermes Soares dos Santos para entendermos um pouco mais sobre o Rap e a Musicoterapia como formas potentes de expressão - considerando, no processo de se fazer música, o contexto e as realidades trazidas pelos participantes do projeto Rap Lab, concebido por Dudu, e pelos pacientes de Musicoterapia de Hermes.





___


Musicoterapia e esporte


Uma musicoterapeuta e duas atletas - que já foram pacientes de Musicoterapia - conversaram comigo e com a Vivi da Viola sobre o esporte e a Musicoterapia no dia 12 de setembro de 2021.

Patrícia Pereira dos Santos e Naiara Linhares trouxeram suas experiências como pacientes, relataram de que maneiras a Musicoterapia foi importante em suas vidas e também contaram as dificuldades que enfrentam como cadeirantes. Djaldéa Fernandes compartilhou sua trajetória como membro da Comissão Técnica Paralímpica do Espírito Santo - relembrando fatos curiosos e cheios de afeto.



___


Paternidade e Musicoterapia


No dia dos Pais de 2021 (08 de agosto) a União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM) convidou dois pais musicoterapeutas para conversarmos sobre o paternar: André Brandalise - clínico, pesquisador, orientador e supervisor de Musicoterapia - e Marcelo Cerrato - profissional de Tecnologia da Informação e pai de três filhos com autismo.


De que maneiras funciona a dinâmica familiar em torno de crianças, adolescentes e adultos com deficiência? Como os pais são vistos e como se veem? Essas e outras indagações fizeram parte desta live:



___


Música, Psicologia e Musicoterapia - aproximações e distanciamentos


Neste programa, realizado em 11 de julho de 21, eu e a Vivi da Viola conversamos com Marcos Cipullo - músico, compositor, poeta, psicólogo e professor de Psicologia da Unifesp - e também com Igor Ortega - músico, musicoterapeuta, arteterapeuta e professor de Musicoterapia da UFMG.


Buscamos entender como os campos da música, musicoterapia e psicologia se entrelaçam e também se afastam, a partir das experiências e pesquisas de cada um deles.


O programa faz parte da grade da TV UBAM - União Brasileira das Associações de Musicoterapia.













4.435 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Podcasts

bottom of page